Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Rudgea umbrosa Müll.Arg. VU

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 09-04-2012

Criterio: B1ab(i,iii)+2ab(i,iii)

Avaliador:

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Espécie restrita à região costeira do Sudeste, ocorre de forma disjunta entre o Rio de Janeiro e Espírito Santo. Tem EOO limitada com 14.209 km² e AOO de 44 km². O habitat tem sido muito fragmentado e degradado, o que sujeita a espécie a menos de dez situações de ameaça. Um estudo populacional apontou para uma ocorrência comum em área no Espírito Santo, mas é necessário entender a dinâmica populacional pois, por ser espécie arbustiva, pode ocorrer flutuações demográficas. São necessárias medidas de conservação.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Rudgea umbrosa Müll.Arg.;

Família: Rubiaceae

Sinônimos:

  • > Rudgea amplicalyx ;
  • > Rudgea ovalis ;
  • > Uragoga umbrosa ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Espécie descrita em Flora 59: 452, 461. 1876. Espécie com hábito muito semelhante a R. minor, porém distingue-se pelo tubo do cálice expandido e maior, o que pode ser muito distinto quando em fruto. A população das florestas do Espírito Santo, possuem folhas folhas mais apiculadas e mais finas, e lobos do cálice mais expandidos, semelhantes a R. amplicalyx Standl. (Zappi, 2003).

Dados populacionais

Em floresta secundária no Parque Estadual da Fonte Grande, Estado do Espírito Santo, foi amostrado um total de 75 indivíduos em uma área de 0,5 ha (Saiter et al., 2011).

Distribuição

Endêmica do Brasil; ocorre nos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo; entre 0-200 m de altitude; apresenta disjunção entre regiões microclimáticas secas de Cabo Frio, no Estado do Rio de Janeiro, e florestas no Espírito Santo; ocorre até o limite norte do Espírito Santo e sul da Bahia, onde é apenas conhecida pela coleção tipo (Zappi, 2003; 2012).

Ecologia

Caracteriza-se por arbustos ou arvoretas de até 4 m de altura (Zappi, 2003).Ocorre em Floresta Ombrófila Densa (Zappi et al., 2009); Restinga (Zappi, 2003).

Ameaças

1.4.2 Human settlement
Severidade very high
Detalhes Osdois tipos vegetacionais em que as populações de R. umbrosa ocorrem,sofrem com a intensa pressãoantrópica e destruição de habitats. Casas de veraneio estão sendo rapidamenteconstruídas nas terras baixas da vegetação de Restinga, sobre as dunas de areiaao redor de Cabo Frio, região que também é afetada pelos turistas, sendoutilizada como área de lazer. Manchas florestais no Espírito Santo são cada vezmais raras e estão sob forte pressão devido à extração de madeira parafabricação de celulose (Zappi, 2003).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: Aespécie consta no Anexo II da Instrução Normativa nº 6, de 23 de Setembro de2008 (MMA, 2008) sendo considerada uma espécie com "Dados Deficientes" (DD) para avaliação do risco de extinção. Foiconsiderada "Vulnerável" (VU) em avaliação de risco de extinção empreendida pelaFundação Biodiversitas (Biodiversitas, 2005).

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: Espécie ocorre em unidades de conservação: Parque Estadual da Fonte Grande, no Estado do Espírito Santo (Saiter et al., 2011) e Parque Estadual da Serra da Tiririca, no Rio de Janeiro (Barros, 2008).

Referências

- BARROS, A.A.M. Análise florística e estrutural do Parque Estadual da Serra da Tiririca, Niterói e Maricá, RJ, Brasil. Doutorado. Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (Escola Nacional de Botânica Tropical), 2008.

- ZAPPI, D.; BARBOSA, M.R.V.; CALIÓ, M.F. ET AL. Rubiaceae. In: STEHMANN, J.R.; FORZZA, R.C.; SALINO, A. ET AL. Plantas da Floresta Atlântica. p.449-461, 2009.

- ZAPPI, D. Revision of Rudgea (Rubiaceae) in Southeastern and Southern Brazil., Kew Bulletin, v.58, p.513-596, 2003.

- ZAPPI, D. Rudgea in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB014271>.

- SAITER, F.Z.; LIMA DAN, M.; THOMAZ, L.D. Floristic and structureof a secondary urban forest with a long history of man-made disturbances in Espírito Santo state, Brazil., Brazilian Geographical Journal: Geosciences and Humanities research medium, Uberlândia, Universidade Federal de Uberlândia, p.69-82, 2011.

Como citar

CNCFlora. Rudgea umbrosa in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Rudgea umbrosa>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 09/04/2012 - 18:22:14